A Kawahara Takano Retailing, escritório brasileiro de arquitetura de negócios, com uma história de sucesso internacional, é responsável pelo conceito criativo de store design e visual merchandising da Loja Riachuelo, no Shopping Morumbi. “A palavra de ordem do projeto é experiência imersiva de marca. Criamos algo nunca visto antes em uma loja de departamento. Cristalizamos experiências que ficarão gravadas na memória afetiva dos clientes. É um novo ponto de partida para a Riachuelo e um novo conceito que será um marco também para o Shopping Morumbi”, afirma Julio Takano, CEO da KT Retailing, que faz projetos para o departamento de varejo do Grupo Guararapes Confecções, há mais de 23 anos.
Com vários painéis de LED, telões, artes e interatividade, “a loja é um marco para a história da Riachuelo”, conta Elio França e Silva, diretor Executivo e Corporativo de Marketing da rede de lojas. “Fazia tempo que desejávamos ter uma loja no Shopping Morumbi. E ao fecharmos negócio, tivemos o compromisso desafiante de apresentar um projeto inovador”. Segundo Silva, por este motivo resolveu chamar a equipe de Julio Takano, com o objetivo de ter uma loja disruptiva, um ambiente completamente diferente, com novos códigos de VM. “Já temos uma longa história com o Takano, outros trabalhos já foram realizados e acreditamos plenamente desde o início de que este projeto atingiria os objetivos”.
A começar pela fachada, a loja chama muito a atenção dos milhares de clientes que passam na frente, pois foram instalados, no piso da entrada e nos pórticos laterais, painéis de LED, que refletem no teto de alumínio composto preto polido, dando a sensação de duplicação do pé-direito da loja. Ao entrar, o consumidor fica encantado com a cenografia, produzida em parceria com o arquiteto cenógrafo Pedro Alcântara. Elementos cenográficos, nas áreas das modas feminino, masculino e infantil, contam as histórias das produções das peças: etapas de corte, tecido, tingimento, processo de fabricação e de costura, entre outros.
A área ‘Riachuelo Pop’, conhecida como mundo GEEK, exclusiva para licenciamentos de moda adulta, feminina e masculina, é um espetáculo à parte. Bonecos, do tamanho de humanos, do Batman, Mulher Maravilha e outros se destacam ao lado de produtos dos Simpsons, Mickey, Rei Leão e Friends, etc. Além de um projetor que reflete imagens de desenhos destes personagens em uma camiseta e em duas telas, uma horizontal e outra vertical. Para completar o charme da área, pendurado no teto, 500 gibis, chamados de ‘voadores’, estão com suas páginas abertas e esvoaçantes.
Em outro espaço de moda, Croquis no alto da parede, com desenhos artísticos de roupas, contam um pouco da história das coleções próprias da marca ao longo dos anos. E ao lado, também no alto da parede, 24 rolos de fios nas cores amarelo e laranja, remetem a um quadro de pintura viva da marca. “A ideia de toda cenografia da loja é mesmo contar a história da Riachuelo. A empresa produz todo o processo, desde o fio, malha, pintura, corte, tingimento, modelagem… O objetivo é contar tudo isso visualmente, envolvendo a tecnologia e o artesanal próprios da loja”, conta o cenógrafo Pedro Alcântara.
A nova loja também oferece interação e experiências, que atraem e surpreendem os clientes. Na área de customização e de ateliê para eventos, tecidos coloridos pendurados no teto dão um tom de arte e alegria ao ambiente, onde o cliente tem a possibilidade de escolher estampas para serem impressas nas camisetas e cintos, a partir de um catálogo com vários itens ilustrativos. Neste espaço, a proposta, ainda, é que aconteçam workshops de moda e costura, com estudantes e digital influencers, como uma forma de promover ativação da marca, produtos e serviços.
Outra inovação da marca são os provadores masculino e feminino que, pela primeira vez na história da Riachuelo, serão juntos, não terão mais a separação por sexo. O ambiente é baseado em clima mediterrâneo, a área tem piso de madeira, decoração de tijolos e teto pergolado de madeira. “A intenção é que o espaço seja aconchegante e dê uma sensação de relaxamento”, explica Takano. Os provadores têm luzes para três momentos do dia e, em breve, os clientes poderão consultar cores disponíveis dos produtos e solicitar novos itens.
Na área dos caixas, também, tem um icônico painel de LED, de 17,5 m de comprimento e 2,00m de altura com campanhas da marca. Outra área diferenciada é o espaço Riachuelo online, com monitores para que os consumidores, que não acharem algum item de interesse, ou a numeração, ou a cor desejada na loja física, possam adquirir e receber em casa com frete grátis ou retirar em uma outra loja, além de uma área com Wi-Fi de alta velocidade e espaço para carregar celular e computador.
Tudo é novo – No ‘Moda Casa’, agora chamado de “Casa Riachuelo”, o ambiente é bem clean, inspirado em uma atmosfera mediterrânea, com cores suaves em tons de cinza, e utilização de muita madeira no mobiliário. O piso é de porcelanato com textura de bambu instalado na forma de espinha de peixe e o teto sem forro de gesso, deixa tudo aparente. Mas o charme está mesmo nas vitrines interativas. Como não são fechadas pelos tradicionais vidros, o cliente pode entrar e interagir com o produto que quiser ver mais de perto. E o teto da área dos caixas é decorado com 62 cestos de bambu transformados em luminárias.
“Esta loja é um projeto de investimento que durou em média um ano, onde cada detalhe foi muito pensado. A Riachuelo tem 70% de sua confecção de fabricação própria. É uma empresa 100% nacional e que gera 40 mil empregos no País. A intenção foi trazer toda essa história e força do grupo no Brasil para a percepção do consumidor”, conta Marcella Kanner, gerente de marketing da Riachuelo.
O trabalho da KT Retailing foi desenvolvido junto com a equipe de VM da Riachuelo, e dirigiu, também, o projeto de iluminação, realizado pelo arquiteto Rafael Leão.